É, talvez, uma coisa super simples da gente pensar "Puxa, fiz minha primeira via longa". Mas deixa eu explicar a situação toda antes de mais nada: Eu sou uma escaladora com medo de altura! Caramba, e eu nem pensava, há alguns anos atrás que eu cairia de boca na escalada, que teria uma loja virtual de escalada... e mais, que estaria aqui contando para vocês tudo isso. Bom, agora que já botei todos os meus parênteses, deixa eu contar como foi, vai:
Após um mês de adiamentos por causa de chuvas e outros compromissos, o último domingo fez um dia lindo, pouco nevoado, e excelente pra pedra. Fomos, eu e o meu treinador particular, aka marido, fazer o "Coringa" (3º IV) no Pão de Açúcar. Após chegarmos na base (na entrada do Bloco do "Rasta Cú", trilha pra direita até o fim) começamos os preparativos pra subir, o Cláudio guiando e eu de segundo.
Desde o começo, quando decidi experimentar esse tipo de via, eu fiz um trabalho mental muito profundo, tentando focar ali no momento. Concentrei na seriedade da coisa, no comprometimento com o meu companheiro de pedra e naquela imensidão de natureza maravilhosa ao meu redor. De certa forma valeu a pena pois fiz a via inteira sem sentir uma tremedeira de medo, coisa incrível pra quem já me viu apavorada com altura. Em compensação, houve a tremedeira da perna! Isso que dá só ficar no esportivo... a gente acaba desenvolvendo outras habilidades no paredão! E aquele papo de virar lagartixa é quase isso! As movimentações de aderência foram inovadoras pra mim, mas, felizmente, aquele papo que mulher tem bastante equilíbrio, valeu. Só fiquei no perrengue mesmo numa hora em que as agarras, outrora abundantes, se resumiam em croquinhas escassas. O restante foi devagar mas fluido.
Depois de terminar a via com o meu calcanhar estourado (Mais um problema do esportivo, agora, da sapata esportiva!!!) emendamos no Costão e a recompensa foi um pôr-de-sol inesquecível.
Tenho de dizer que o fato de treinar esportivo, apesar de reclamar lá em cima, foi fundamental também pra minha auto-confiança. Fazem quase 5 meses que eu comecei a escalar e já ganhei bastante força e alguma resistência que foram fundamentais neste momento. O incentivo e broncas do meu companheiro também foram fundamentais! Fora a mulherada do Mulheres na Montanha que não parou de me pilhar pra isso!
Valeu a todos, de coração!

5 Comments:
Via longa de 2 esticões????
PARABÉNS, Yuri!!
Muito legal ler seu texto e ver o que essa experiência significou pra você!
Isso é o que mais gosto na escalada: ver que a grande vitória está na superação de nós mesmos!
Muito bacana!
E quando quiser dar uma escaladinha é só falar!
beijos!
Mari Pardal
Yuri
Parabens pela sua primeira via de parede... que ela seja a primeira de muitas e voce goste cada vez mais deste esporte que tanto nos fascina !
Dá parabens pro Claudio tambem, aquela foto que ele tirou acho que é uma das mais lindas fotos que já vi !
beijao pros dois
Adri
Lu,
Eu quem estava guiando e esclareço sua interrogação: "via longa" no sentido de uma via de múltiplas cordadas, não esportiva (no caso um 3o grau), que apesar de pouco mais de 100m de escalada, foi a denominação mais próxima mas não leve ao pé da letra, pois jamais classificaria a Coringa como uma via exigente de grandes paredes.
Compreenda (e respeite) o propósito do relato, que não tem pretensão de julgamento técnico, mas somente descrever a experiência do ponto de vista de uma iniciante (eu escalo a mais de 8 anos).
Se tiver mais dúvidas, peço que me escreva diretamente.
obrigado.
Claudio Brisighello
cbrisighello@gmail.com
AÊ!!!! Parabens....espero que vc tenho gostado apesar do pé ter ficado estourado né rsrsr mais é sempre bom tentar coisas novas!!!!
Mto legal!!!!
Bjos
DE
Post a Comment