quarta-feira, 30 de julho de 2008

Temporada de Incêndios


Muitos incêndios acontecem nas regiões de escalada de tempos em tempos. Algumas vezes eles são por fatores climáticos e outras, infelizmente, por ações humanas. Já não bastassem todas as notícias desses acidentes recentes com fogo, trago, com tristeza, mais um, desta vez no Parque Nacional do Itatiaia. Abaixo reproduzo um email da Nathalie Sterblitch:

---


(...) houve um incêndio na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

O fogo começou no fim da manhã de segunda-feira em dois pontos distintos: Morro do Camelo e Pedra Furada. Por sorte, homens da brigada de incêndio (PrevFogo) do PNI estavam em treinamento por lá na hora e puderam agir rapidamente. Foram pedidos reforços da brigada da APA da Mantiqueira, além de voluntários. Dessa forma foi possível atacar o fogo com agilidade e a tempo de evitar que ele se alastrasse.

O incêndio foi controlado ontem (terça) à tarde e neste momento (tarde de quarta-feira), agentes da brigada continuam no local para evitar que o fogo dê as caras de novo.

Perícia feita, calculou-se 30 hectares queimados na área da Pedra Furada e dois hectares no Morro do Camelo, que fica em frente ao Hotel Alsene - para se ter uma noção, é equivalente a 32 campos de futebol. O mega incêndio do ano passado consumiu 800 hectares..

O coordenador do PrevFogo PNI, Gustavo Tomzinski, acredita que a causa tenha sido VANDALISMO, já que os dois focos surgiram simultaneamente. É bem verdade que as condições climáticas favorecem o aparecimento de focos. Nessa época é comum que os campos de altitude amanheçam cobertos por uma camada de gelo, o que deixa a vegetação muito ressacada. A falta de chuva também não colabora em nada. Mesmo assim, segundo Gustavo, é difícil acreditar que o início do incêndio tenha sido acidental. Se fosse assim, só pelas condições climáticas, teríamos focos todos os dias e em vários pontos distintos, o que não vem acontecendo.

A parte boa é que o Planalto não foi fechado pra visitação.

Deixo aqui meus parabéns pelo trabalho das Brigadas de Incêndio do PNI e da APA Mantiqueira, além dos voluntários. É bom saber que podemos contar com vocês.

Além disso, mesmo sabendo que a natureza tem seu tempo, fica a torcida para que a vegetação se recupere logo. (...)

---


Faço minha as palavras dela!

0 Comments: