Após muita indecisão de onde iríamos no Carnaval, aceitamos a sugestão de uma galera que ia escalar os famosos móveis no Lenheiro (em São João del-Rei, Minas Gerais) enquanto iríamos atrás dos esportivos e boulders na região.
A viagem foi tranquila, aproximadamente 5-6 horas indo com calma e parando para tomar café no caminho. Chegando na cidade, um grupo (nós inclusos) foi para a pousada Calcinfer (a mais em conta nas pesquisas que fizemos) e o outro pessoal foi direto para a Serra acampar por lá.
A segunda parada que fizemos foi no Batalhão para pegar a autorização necessária para se escalar na região mediante taxa de R$3 por dia - Em qualquer caso, só escalada ou camping no local mais escalada(R$5), você precisa da autorização. É tudo muito organizado e fomos super bem recebidos pelos militares. Terminada as burocracias, saímos correndo para as pedras pois a vontade de escalar era grande!
Nos 3 dias que ficamos na cidade, conhecemos tanto a Serra como o centro histórico, cheio de construções antigas. Só não sentimos tanto aquela tranquilidade de cidade pequena pois o carnaval de São João del-Rei é muito popular. A cidade conta com uma boa estrutura para o Carnaval de Rua, a programação é cheia e animação tem de sobra! Muitos carros de cidades vizinhas circulavam por lá nesses dias de folia.
A escalada em si se concentrou nos esportivos da Pedra Negra e no Bloco dos Dois Dedos além da procura por boulders no caminho. A escalada foi bem gostosa, com agarrões bons, regletinhos um pouco pontudos, muito sol na cara, chuva também, e diversão garantida!
Comecei a guiar no finzinho do ano passado e fiquei bastante satisfeita com minha evolução nesse ponto. Esta viagem foi ótima pois encontrei sextos e sétimos graus sob medida para mim e juntamente com a minha amiga Aline, ganhamos mais ânimo e experiência para as próximas!
Também curti a buraqueira do quartzito dos boulders na Grutinha e arredores. Tinha um high ball muito legal logo na frente da área do estacionamento. Procurando por alguns blocos perdidos do outro lado do rio, encontramos fartura de agarrões (problemas fáceis) e uma vista muito bonita.
Outras coisas a serem consideradas são a cachoeira que apesar de ter água escura, ajuda a refrescar nesse verão, e as comidas mineiras, claro. O Cláudio também ressaltaria a cachaça, tenho certeza.
Para ajudar quem deseja conhecer esse lugar, coloco abaixo uns croquis divulgados no último festival/encontro que ocorreu, cedidos pela Flávia dos Anjos, e um mapa que eu adaptei com o caminho para o lugar. Divirtam-se!
1 Comment:
Nossa, menina, que delícia de carnaval, que ótima pedida! Fico encantada com a variedade de lindos lugares nesse brasilzão para a escalada e é sempre motivador ver as fotos dos amigos para já programarmos a próxima trip :) Eu por aqui c estudos para concursos, torcendo para q tudo se resolva logo já p conseguir fugir para viajar..O Rio será a pedida, pode ter certeza!!!E como está a preparação para o 8 de Março feminino??Beijos guria,ótimo post, boas escaladas ;)
Post a Comment