Paul Robinson que havia quebrado o tornozelo há poucos meses atrás, que ganhou o Hueco Rock Rodeo 2009, ficou em segundo no último ABS (American Bouldering Series) e ganhou o Golden Piton Awards 2008 na categoria Boulder (sua especialidade) resolveu investir na corda e caiu na escalada esportiva semanas atrás. O seu resultado foi a segunda ascenção da Psychedelic (5.14d), via feita por Dave Graham.
Ele deu uma pequena entrevista para Peter Beal e publico abaixo em tradução livre feita por este blog:
1. Como é escalar na corda?
É totalmente diferente mentalmente. Eu sinto que é mais estressante mentalmente do que em boulder e por isso minha mente tem funcionado mais do que nunca.
2. Como é a via Psychedelic?
Psychedelic está na rocha perfeita, a melhor rocha que eu já vi em toda área de St George. São movimentos longos em agarras pequenas em uma parede levemente negativa. Ela tem 18 metros e pode ser resumida a um boulder de V6 e um de V13 mais 10 metros de 5.13a até o final.
3. Por que você acha que demorou tanto para ser repetida?
Eu acho que demorou a ser repetida por tanto tempo porque é realmente uma via para boulderistas. Não que hajam muitos boulderistas indo ao local. Não é só boulderística mas também bem técnica e mental com os últimos 10 metros de escalada depois do crux.
4. O que você acha do Dave Graham fazendo isso tão rápido em 2001?
Eu não sei o quão rápido Dave fez a via mas é muito impressionante que ele teve a visão de mandá-la há 7 anos atrás!
5. O que você acha que foi a chave para a sua volta tão rápida após seu machucado?
Foi só motivação, de verdade. Eu nunca quis perder o que eu tinha treinado tão arduamente por todos estes anos então mesmo machucado eu nunca abri mão de treinar e, sinceramente, eu só treinei mais ainda.

0 Comments:
Post a Comment