quarta-feira, 15 de abril de 2009

Entrevista com Cedar Wright

Cedar Wright no Rio de Janeiro

Chegou ao fim a viagem do pessoal da Sender Films/North Face pelo Rio de Janeiro. Cedar Wright foi o último a deixar a cidade, prometendo voltar, já que gostou bastante do Rio.

Entre os objetivos do grupo pela região, um era filmar as suas aventuras para publicarem em seu blog, o http://verticalcarnival.blogspot.com/.

Fizemos uma entrevista com Cedar que publico logo abaixo em tradução livre pelo blog da Lojinha:

- Vamos começar com uma breve introdução aos nossos amigos brasileiros: De onde você é? Quando começou a escalar? Se apresente em poucas palavras...
Meu nome é Cedar Wright, o que não é um nome americano comum. Cedar é cedro em português, nome de uma árvore! Meus pais eram hippies da California e viviam em uma pequena fazenda perto de Yosemite, mas eu ainda não escalava, até entrar na faculdade quando obtive meu diploma em letras. Depois disso, Passei um bom tempo escalando em Yosemite e trabalhando na equipe de resgate local. Basicamente, eu amo escalar em todas suas formas, e sou viciado em aventuras, viagens, e tenho sorte de ser patrocinado nisto pela North Face.

- Você teve uma longa estadia aqui no RJ. Esta cidade é famosa por sua cultura "outsider" dinâmica, com diversos tipos de escalada, praias, florestas, festas, tudo dentro da cidade. Deixando de lado as questões de violência ou o trânsito 'selvagem', poderia nos dizer de uma perspectiva estrangeira, o que mais te impressionou no Rio de Janeiro?
Eu acho que o Rio é uma das melhores cidades para se escalar por aí... eu já viajei razoavelmente bastante mundo afora, e acho que o Rio é especial. Minha mensagem aos escaladores cariocas, é que vocês tem bastante sorte de viver em uma cidade tão diversificada, onde em um dia você pode participar em tantas atividades, desde surfar a escalar, paraglide a kite-surf. Como alguém que gosta de sair e curtir boas baladas, eu também adorei a vida noturna daqui e toda a música ao vivo. Toda cidade tem seus problemas, e sei que o Rio é famoso por suas áreas de pobreza e violência, não apenas pedras e praias, mas eu vi o lado bom da cidade e todos os escaladores que eu conheci tem sido super bacanas e positivos. Basicamente, minha mensagem aos cariocas é que se considerem sortudos, vocês vivem num pico de escalada "world class"!

- Acredito que você tenha feito várias filmagens com seus amigos por aqui. Pode nos contar sobre este projeto "Vertical Carnival"? Do que se trata?
Eu e Renan estamos trabalhando duro na criação de vídeos para o nosso blog verticalcarnival.blogspot.com, mostrando a todos o que temos feito e também deixando que pessoas, que talvez estejam trabalhando todos os dias, possam participar um pouco das nossas aventuras. Nós não somos somente fanáticos em escalada mas também em filmagens, e estamos considerando fazer uma produção de meia hora sobre a viagem, para participar em festivais por aí afora.

- Gostaria de divulgar seus planos futuros? Para onde você vai?
Basicamente, eu gosto de manter as coisas em mistério, mas eu planejo sim passar um tempo nos EUA, estive viajando muito ultimamente e será bom estar em casa por um tempo. Gostaria de mandar o El Capitan em livre novamente!

- Que lições você está extraindo desta viagem? Como ficaram seus pensamentos, antes e depois do RJ?
Basicamente, estou impressionado sobre o quão positivo é o povo brasileiro, e quanta boa energia eles botam pra fora. Eu acho que os americanos podem aprender muito com essa postura. Americanos às vezes tendem a ser um pouco dramáticos e estressados demais, então eu tentarei ser um pouco mais "brasileiro" com minha atitude no futuro. Algo no Rio me encantou, e eu voltarei pro Brasil com certeza, eu mal conheci as coisas, portanto tenho que voltar!

- Aqui tem a sua chance de fechar dizendo o que quiser sobre a vida, seja relacionado à escalada ou não. você escolhe!
Minha mensagem para todos os escaladores é para se lembrar de se divertir, e não ter medo de assumir alguns riscos. É fácil para os seres humanos se esconderem em suas zonas de segurança, mas a vida é muito mais recompensadora se pisamos fora dessa bolha de conforto, e tentamos ou aprendemos algo novo. Só gostaria de agradecer todos que me ajudaram aqui no Rio, especialmente Hugo Langel, Lucas "Jah' e Diogo Barbosa da Bintang, que saíram dos seus caminhos para nos garantir uma ótima estadia por aqui. Novamente, sintam-se orgulhosos das escaladas aqui do RJ, eu escalei por todo o mundo, e digo que vocês tem sorte por ter uma rocha tão boa, bem na cidade!!!

***


Relembre um dos vídeos do Vertical Carnival fazendo o highline na Pedra da Gávea:


2 Comments:

Caio Gomes said...

"É o novo estilo carioca invadindo o mundo!" Muito boa entrevista, parabéns Yuri! Beijos

Yuri Hayashi said...

Oi, Caio!
Valeuzão a visita!
Beijocas!