segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Minha Visão "Feminina" do Campeonato de Niterói


Ontem tive uma experiência bem gratificante apesar de ter ficado meio quebrada hoje. Participei, pela primeira vez, de um campeonato e a estréia foi no Carioca que teve lá em Niterói.

O dia estava simplesmente maravilhoso, o lugar - que eu não conhecia ainda - é muito bem estruturado dentro de um clube com uma cave com boulders e até vias guiadas e tudo mais, colchões de aterrissagem de primeira linha e o astral pra lá de alto!

A modalidade em que participei, Iniciante Feminino, contou com problemas montados pela Patricia/Ana/Fábio Muniz/Leandro Borré/Ralf e posso dizer que só tinha coisa boa. Eles misturaram um pouco de força/técnica e o resultado foi uma escalada gostosa (Tirando o bote no final de uma das vias! - Brincadeirinha, né, faz parte...)

As meninas que competiram comigo, foram maravilhosas também. A Dezza, minha amigona da Limite e a Mariana, local de Niterói, que recebeu a gente super bem. A parte não tão legal é isso... só haviam TRÊS competidoras nessa categoria. Na etapa passada também só haviam 3 competidoras e houve ainda uma desistência pra final. Devo fazer um desabafo agora pois essa baixa participação da mulherada me deixou um pouco triste.

Muitas pessoas que eu perguntei "Você vai no campeonato?" e me negaram, deram as seguintes respostas como justificativa: "Não gosto desse negócio de competição" ou "Prefiro ir pra pedra" ou ainda "Nem sabia que ia ter mas tenho outro compromisso". Eu acho que a única competição que existe na verdade é da gente com a gente mesmo. Ao menos nenhuma de nós estava lá para "acabar" com a outra. Cada uma escalou pra si, tentando se auto-superar ou aprender algo novo. Todas pilharam umas as outras ou trocaram idéias e informações além de muitos incentivos. O que muitas pessoas não entendem é que as competições na verdade são o maior incentivo, não só pessoal, mas como um todo para a prática do esporte. Você pode gostar só de pedra mas entenda que se não houver a parte social da coisa (campeonatos, academias, etc.) o seu esporte fica sem estrutura para ser praticado. Quanto mais gente aderir e conhecer a escalada, mais compreendido e respeitado o esporte será. E eu sei que o dia estava lindo para uma escalada nas montanhas, mas o que é UM dia para comparecer e dar uma força ao evento comparado com todos os outros dias de um ano?

Uma das coisas legais pra iniciantes em competições é que você sai de lá sabendo exatamente as suas deficiências (falta de leitura, falta de força/resistência, falta de dinâmicos, posicionamento de pés, etc.). E te dá um gás pra investir justamente naquilo que faltou. Às vezes, tratamento de choque funciona!

Nesta etapa eu fui bem e consegui o primeiro lugar mas mesmo se eu tivesse ficado em trigésimo, eu escreveria o que escrevi acima. Só que se houvessem trinta competidores para esta categoria, com certeza, este post não seria feito!

Parabéns pra toda organização envolvida nesse evento! É muito bom fazer parte disto tudo! (E pra mulherada, "KMON" nos próximos eventos, hein?)

P.S.: Pra quem quer ler outro relatório com os resultados, vejam o blog do Cláudio.

4 Comments:

DEZZA said...

Amiga , foi mto bom...uma vibe mto boa!!!! agora vamos treinar pra próxima juntas!!!! vc mandou mto ... te adoro mtooooo bjão

DEZZA said...

ah ...sem contar a comemoração o bar do mineiro...que feijoada maravilhosa!!!!!!

*** Lu said...

Discordo do seu comentário, pois acho que gosto cada um tem o seu. Não gosto de competições de escalada pq escalo para mim mesma, a superação de desafios é uma coisa que gosto de guardar p/ mim mesma, não tenho necessidade e não gosto de público quando escalo, isso me incomoda profundamente. E sei que assim como eu, existem muitos escaladores. Acho que a escalada é mais que um esporte, é um estilo de vida. Pelo menos é assim que eu vejo a escalada, mas ninguém precisa concordar com isso. Gosto de estar em contato com a natureza, escalando na companhia de pessoas de quem eu gosto. Por isso ñ escalo com qualquer pessoa. Talvez eu seja introspectiva ou até mesmo "metida" como sou conhecida no meio por muitas pessoas, principalmente as mulheres (por que será?). Mas não mudo a minha opinião. Sei que tem público para todos os estilos de escalada, mas acho que é um pouco pretensioso tentar impor a sua opinião para que as pessoas passem a praticar o tipo de escalada com a qual vc se identifica.

Yuri Hayashi said...

Dezza,
Brigadão pelas mensagens!!! Kmon pros treinos, hein? ;-)
Beijos!!!

---


Oi, Lu!

Longe de querer impor qualquer coisa... apenas publiquei meus pensamentos já que este é o meu blog. Quem sabe abre portas para outras pessoas que tem algum receio de campeonato e queiram um empurrãozinho pra ver, justamente, que ele não é um bicho papão.
Respeito sua opinião e suas escolhas. Acho que cada um abre a sua mente do jeito que lhe convém conforme sua visão.
Abraços e boas escaladas!
Yuri