terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sobre Nick Kaczorowski e a Conquista de Vias

No começo de janeiro deste ano, Nick Kaczorowski faleceu em um trágico acidente na Austrália. Ele escalava a via "Bunny Bucket Buttress" (em Pierces Pass, Blue Mountains) sem o croqui e acabou caindo para uma via à sua direita (Grau acima da pretendida). Percebendo o grau de dificuldade elevado, o escalador se clipou na proteção em que se encontrava para poder costurar a próxima com o auxílio de um clip stick improvisado e enquanto tentava alcançar a proteção seguinte, sofreu uma queda. A proteção onde Nick estava ancorado se soltou da parede e ele caiu, passando abaixo da posição do segurança. Sua corda atingiu um platôzinho com lacas afiadas na sua borda que romperam sua corda para uma queda fatal.

Simon Carter, famoso fotógrafo de escalada e escalador, conheceu Nick e, chocado com os fatos, fez sua apuração pessoal e publicou os resultados que o levaram a crer que a morte dele foi em decorrência de uma via mal feita, com proteções mal instaladas.

O vídeo mostrado abaixo é da via em que Nick entrou:



É deveras assustador a facilidade com que as proteções saem da parede. Eles dizem que a rocha de Blue Mountains é mais macia que as demais e requer cuidados especiais. A análise feita também mostra que quem abriu esta via não se preocupou em limpá-la adequadamente incluindo a limpeza dos furos para as proteções, que ainda continham o pó feito pela furadeira e faz com que as proteções se fixem menos na rocha.

Para a tranquilidade da comunidade, já foram retiradas todas as proteções desta via para que ninguém tente repetí-la no estado precário que se encontrava. E a sugestão que fica é sempre se informar sobre as vias antes de escalar (Temos tanto acesso pela internet ou até com os escaladores locais) e, se você for para abrir uma via, também converse com os escaladores locais para se informar tecnicamente a respeito da rocha local, e mantenha em mente que uma via mal feita pode provocar tragédias como esta.

3 Comments:

Pedro Hauck said...

É Yuri, isso acontece quando conquistadores preguiçosos ou sem conhecimentos se aventuram em abrir vias.
Já ouvir histórias de chapeletas sairem na mão, porque neguinho fez furo muito raso.
Ainda bem que no Brasil nunca aconteceu um caso como esse aí. Se acontecer, a culpa é de quem? Do conquistador que fez algo mal feito, ou do repetidor que escolheu e aceitou o desafio de escalar uma via?
É um boa discussão!

Eliza said...

Yuri, parabéns!!! Muito relevante o tema, há uns dias atrás me aventurei na conquista da primeira via de meninas em minha cidade, sei como é importante checar cada detalhe na hora de grampear a nova via. Triste é saber que existem conquistadores que não se atentam a esses pequenos grandes detalhes.
Beijo

Alessandra said...

Muito pertinente mesmo menina...por isso cada vez maior a importância das associações, federações, e respectivos conselhos técnicos locais de escalada..pra galera não sair abrindo via por aí..conhecimento ou aconselhamento técnico. E março quem sabe não pinto por aí guria, nem vou falar muito porque estou ortopedicamente impossibilitada rsrsr mas tenho um concurso que talvez seja no rio..vms ver, beijo!!!!