quinta-feira, 14 de maio de 2009

Picada de cobra, o que fazer?


Um tempo atrás, em listas de discussão de escalada, levantaram a questão dos cuidados que uma pessoa picada por cobra em uma trilha deveria receber. Abaixo publico um pequeno artigo, retirado de um livro de primeiros-socorros americano que orienta o que fazer nessa situação:

Clique aqui para baixar o arquivo PDF com a matéria (em inglês), pronto para a impressão (você pode carregar em sua mochila).

Atualização: Em tempo, o Davi também tem um artigo em português sobre o assunto e vocês podem ler, clicando aqui.

2 Comments:

Davi Augusto Marski Filho said...

fiz um artigo sobre o assunto, cobras e escalada... para quem se interessa, vale a pena ler :

http://www.geeu.wsystem.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=39&Itemid=8

Davi Augusto Marski Filho said...

Neste final de semana com feriado prolongado, 12 de outubro, fui escalar pela n-ésima vez em Andradas (MG).. vou encurtar a história : quando fomos fazer o rapel para acessar a via 'du jacaré', eu acabei pisando em uma cascavel que estava na trilha... ela chegou a bater na minha perna: não sei se foi um bote ou não, o fato é que não fui picado por muita, mas muita sorte... Dei um pulo enorme, a cobra se retorceu toda e entrou embaixo de uma pedra que estava nas proximidades...

Mais do que nunca, fica novamente o alerta para as pessoas lerem este texto e tomaram muito, mas muito cuidado mesmo, ao caminharem em ambientes naturais.

Um calça e um calçado já ajudam muito !

Abs !