quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Yosemite - Parte III

Cláudio em direção aos Royal Arches

As estradas que saem de San Francisco para Yosemite são excelentes (Como a maioria das estradas americanas). A única parte ruim é o trânsito local para se sair da cidade. Depois disso é só alegria... mesmo em um sábado de manhã.

Chegamos no parque em si no meio/fim da tarde e para nosso espanto, o clima estava totalmente chuvoso. Na entrada do parque, onde você paga uma taxa pela estadia no local, eles te fornecem um mapa, um jornal informativo e ainda tem a previsão de tempo da semana. E foi um alívio saber que o sol iria brilhar na manhã seguinte.

"CAMP 4 has been listed in the NATIONAL REGISTER OF HISTORIC PLACES by the United States Department of the Interior for its significant association with the histiory of modern rock climbing in America. FEBRUARY 21, 2003.

Após uma rápida volta pelo vale para nos localizarmos e vermos alguns pontos turísticos sob brancas nuvens, tentamos, sem sucesso, uma estadia no Camp 4 (O acampamento mais badalado - e barato - para escaladores). Como a regra de lá é quem chega primeiro fica com o espaço, chegamos um pouco tarde naquele dia e por isso fomos para outro camping, o Upper Pines, que, apesar de ser mais caro ($20 por dia contra $5 do Camp 4), era localizado perto de um dos centros comerciais do parque e tinha uma infra-estrutura com vários banheiros limpos e amplo espaço para cada barraca, tendo até estacionamento e bear box individual (Os bear boxes são caixas de ferro resistentes à ataques de ursos - comuns dentro do parque - para que você guarde a sua comida. Elas acabaram nos servindo de geladeira de tão frio que faz de noite). Com toda essa estrutura não espere ver muitos escaladores na área. A grande maioria são famílias americanas que estacionam ali os seus RVs e fazem seus extensos cafés da manhã nas fogueiras do camping. E se você está se perguntando sobre o banho, o próprio parque oferece o serviço de showers na área do Housekeeping Camp. Não pagamos nada a mais por isso e o banheiro era limpo com duchas boas.

Barraca pronta no Upper Pines

Tudo acertado, montamos nossa barraca e fomos procurar comida. Agora sim o fato de ser sábado fez uma grande diferença: As filas para os restaurantes e lanchonetes eram incríveis. Fizemos compras no mercado local e voltamos para o camping para jantar por lá mesmo. O parque é bem preparado (comercialmente falando). Você encontra lojas de lembrancinhas, restaurantes, mercearias, equipo de escalada e muito mais. Nada tema se você esqueceu algo... a probabilidade de se encontrar à venda por lá é grande (Um pouco mais caro do que fora do parque, mas nada absurdo).

O crash pad da BD coube direitinho lá dentro!

Dormimos uma noite gelada em nossa barraca isolada pelo incrível crash pad da Black Diamond (Uma verdadeira cama de casal, diga-se de passagem) e amanhecemos com um dia lindo e ensolarado, sem sinal das nuvens da noite anterior.


Finalmente a Escalada

Cláudio entrando no Midnight Lightning com a galera do Camp 4

Nossa finalidade nesta viagem era escalar muito boulder. Visando os clássicos, fomos primeiramente nos situados perto do Camp 4. O frio matinal era algo que requeria um bom aquecimento e com o tempo começamos a escalar só perto do meio-dia pois, vivendo no Rio, uns graus a mais fazem diferença!

Yuri em um boulder do Hotel Ahwahnee

No geral, escalamos no Camp 4 e nos boulders do Hotel Ahwahnee. Nos 3 dias em que ficamos em Yosemite conseguimos gastar a pele e trabalhar alguns projetos. Os problemas nos quais eu trabalhei, V0-V3, eram extremamente difíceis e técnicos. Muito regletinho, abaulado e pés ruins (Quando não eram escorregadios!). Mas foi uma experiência muito boa... liberar a mente e tentar o seu melhor. A galera que ficava no Camp 4 também era muito sociável e a troca de informações ali rolava solta. Com certeza lá é um bom lugar pra se arranjar parceiros pra pedra. Já na parte do Hotel, mais afastada, a infinidade de blocos e possibilidades impressionava. As pedras de lá tinham formatos bem diversificados e problemas tão difíceis quanto.


Vídeo produzido por nós mostrando um pouco de Yosemite e os seus boulders

Yosemite em si é um lugar fantástico em sua infinita altura. Tem horas do dia em que você só quer ficar ali, olhando para tanta imensidão, ouvindo o silêncio ser quebrado pelo canto de aves ou o passar de cervos em meio aos carvalhos. Prometemos a nós mesmos voltar em alguma viagem futura para fazer uma parede pois o lugar se torna irresistível pela sua perfeição.


Fatos interessantes:

- Durante nossa estadia lá, ouvimos boatos que três árvores haviam caído. Uma, inclusive, enquanto estávamos no boulder ali do ladinho. Tirei a foto pela peculiariedade da coisa toda. Acredito ter visto cupins ou algo similar na base dessa grande árvore que acertou levemente um carro no estacionamento(!).


- O pôr-do-sol em Yosemite (Ao menos nesses dias de outono) é vermelho. Lindo.


- E é com a boa vontade dos escaladores-artistas que o símbolo do boulder Midnight Lightning sobrevive! Um verdadeiro "chalk art"!


- Em Yosemite e lojas da região encontramos a barrinha energética Clif Bar! Além de uma certa identificação visual com a nossa escalada (O que nos chamou a atenção no mercado), esta barra é politicamente correta: orgânica, totalmente natural e com preocupação ecológica. Ah sim, e o gosto é bom (Isto conta 60% para mim)!!!


Bishop nos chama... próximo post!

1 Comment:

Naoki said...

Isso faz suar as mãos!